A Comissão Fulbright é uma instituição super séria que atua há 60 anos no Brasil, promovendo o intercâmbio cultural-acadêmico com os EUA. Visando graduar o mercado audiovisual brasileiro, por 12 anos seguidos, fizeram um edital misto com a CAPES proporcionando a roteiristas brasileiros a possibilidade de fazer um MFA (Masters of Fine Arts ou "mestrado") em Screenwriting (Roteiro). Era um programa sensacional que custeava não só os dispendiosos cursos (dependendo da faculdade chega até 120 mil dólares ou quase MEIO MILHÃO DE REAIS), mas também um salário para que você focasse no curso, mais auxílio na passagem etc. Por causa da crise política do Brasil, a Fulbright ficou on hold por um tempo e não realizou o MFA em 2015 e em 2016, mas agora ele está de volta.
Apesar de não ter voltado com o mesmo gás (diminuindo o número das bolsas - de 3 para 2 - e, também, o valor das mesmas), o MFA da Fulbright continua uma excelente oportunidade que, você, roteirista, não deve perder de vista. Tenho 2 amigos que já fizeram e atestam o quão legal é. Pare pra pensar; é até meio óbvio. A possibilidade de passar 2 anos morando em outro país, vivendo outra cultura... aliás; melhor: a possibilidade de ter "resolvido" 2 anos da sua vida... e ainda estudando/se aprimorando/fazendo contatos no melhor país do mundo para a prática?! É uma oportunidade impagável. Uma dádiva. Ainda mais considerando o momento pelo qual passa o Brasil. Boto muita fé. Vão com tudo. Entrem no site pra saber mais, se animar e se inscrever!
Corram porque é um processo sério e detalhado, então, apesar do prazo ser 12/06, não tem lá muuuuuito tempo pra ficar pensando.
0 comentários