Sabe aquela regra sempre presente em filmes de viagem no tempo? - "Lá vem o Dudu...", você pensou. Mas calma, não é mais do mesmo! - Aquela regra que diz que você não pode mexer em nada do passado, pois senão, quando voltar ao "futuro", tudo será diferente? Tipo "Marty McFly não existirá se ele influir muito e Loraine se apaixonar por ele e não por George"?
Mas e se você partir exatamente DESTA premissa pra construir sua história? Imaginar como seria o presente se algo, que poderia acontecer no passado e por algum motivo não aconteceu, acontecesse.
E se Carlos Lacerda vencesse a discussão e o Maracanã fosse construído em Jacarepaguá? O que mudaria não só no landscape, mas na organização da cidade e seus habitantes? E se os Judeus holandeses não tivessem sido expulsos do Nordeste e Nova York fosse aqui? E se o Sul vencesse o Norte na Guerra Civil Americana? E se algum destes planos urbanísticos do Rio de Janeiro nunca realizados tivesse saído do papel?
Como você pode ver nesta extensa e sensacional série de artigos chamada "Laws that shaped LA" - através da qual cheguei à idéia deste Brainstorm - você pode viajar em pequenas decisões que, se fossem diferentes, mudariam tudo! Não sei se a boa é o filme ser "sobre isso", mas com certeza "à partir disso". Você pintar um presente utópico (ou distópico; você que manda) e trazer instantaneamente um frescor à idéia mexendo com a noção de realidade histórica do espectador, que se interessará por viajar junto contigo. O filme "Interstellar", de Christopher e Jonathan Nolan, por exemplo, se passa no futuro, mas uma das coisas mais legais que eles fazem é imaginar uma situação (escassez de alimentos) e explicar como se chegou à ela. Quando o filme propôs aquela reflexão "fudemos o meio-ambiente, achávamos que tudo tinha estoque eterno", imediatamente fui sugado pro drama presente. O filme não se debruça sobre isso, não aprofunda nos porquês - é sobre amor no espaço-tempo, esperança, física quântica e um pouco de sobrevivência - mas a pequena explicaçãozinha de como se chegou a aquilo, tornou tudo mais interessante e profundo.
De repente este pode ser um "pulo do gato" pra alguma história sua que está meio travada. Será que ela não faria mais sentido ou seria potencializada se o mundo no qual ela estivesse inserida fosse diferente? E isso se desse por conta de algo que todo mundo sabe que é x, mas poderia ter sido y?
0 comentários